sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Casamento na Lapa - RJ

Um mini casamento super fofo na Lapa, o centro da boemia do Rio de Janeiro.

Me apaixonei por essa daminha, que coisa maisfoufa!



O local escolhido foi o Bar da Ladeira, na Lapa! O lugar favorito do noivo.

A decoração foi feita de garrafas de cerveja long neck bebidas no chá de panela da noiva.
As taças do brinde foram compradas em um antiquário.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CD de lembrancinha

Mais uma dica para lembrancinhas. Essa pode ser a lembrancinha do casamento ou do chá. É um CD com uma boa seleção de músicas ( no caso do casamento, você pode colocar as músicas que vocês escolheu para as entradas na cerimônia, first dance, ...). Aqui em baixo tem um exemplo que eu peguei no blog Benign Objects com um tutorial no final que pode ser alterado no photoshop.

Post original, aqui!

Espero que gostem e se alguém fizer, me manda as fotos depois! Beijos.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A história da aliança de casamento

Os egípcios, por volta de 2.800 a.C., já usavam um anel, o qual poderia ser de diferentes materiais, para simbolizar o laço matrimonial. Para eles, um círculo, não tendo começo nem fim, representava a eternidade à qual a união se destinava.

Cerca de 2.000 anos depois, os gregos acrescentaram o magnetismo recém descoberto à simbologia egípcia. Como eles acreditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração (veia d'amore), passaram a usar nele um anel de ferro imantado, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro. Assim, o costume foi adotado pelos romanos e o Vaticano a partir do século IX oficializou o uso da aliança como símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.

As primeiras alianças eram de ferro pelo motivo já descrito anteriormente, as de ouro e pedras preciosas, como as que conhecemos hoje, tornaram-se mais comuns entre os nobres da época Medieval. Considerando-se essa tradição de fidelidade e magnetismo, os escoceses costumam afirmar que a mulher que perde a aliança está condenada a perder o marido.

Já o anel de noivado foi introduzido no ano 860, por decreto do papa Nicolau I (858-867), que o instituiu como uma afirmação pública obrigatória da intenção dos noivos. "A aliança passa da mão direita para a mão esquerda para representar a aproximação do compromisso definitivo. Do lado esquerdo, ela fica mais próxima do coração", afirma o padre Eduardo Coelho, da arquidiocese de São Paulo. Costuma ser de prata e ter gravado dentro o nome dele e dela e a data do início do namoro.

A explicação chinesa para o uso da aliança no quarto dedo da mão esquerda é no mínimo curiosa. Ao se juntar uma mão a outra como se fosse rezar com os dedos retos e com os do meio dobrados pra dentro, fazendo-os ficarem grudados por dentro das suas mãos, nessa posição será possível separar todos os dedos, menos os quartos dedos.


Cada dedo da mão, segundo a cultura chinesa, representa um membro da família: Polegar - representa os pais, Indicador - representa os irmãos, Médio - representa você, Anelar - representa o companheiro, Mínimo - representa os filhos. O polegar pode ser separado, pois você ao casar-se separa-se dos pais. Os irmãos e os filhos um dia também vão se separar de você, pois casarão e terão suas próprias famílias. Assim o indicador e o dedo mínimo também podem se separar. No entanto, o quarto dedo, ou seja, o anelar, onde está a aliança de casamento, não se separa, simbolizando a união indissolúvel do casal.


Esse texto foi mais uma ajudinha do meu pai ;)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Quanto custa um mini casamento? Lembrancinhas

E pra terminar minha série de posts, vou falar das lembrancinhas e outras fofurices que são itens que toda noiva ama, os convidados ficam felizes em receber, mas que, dependendo do escolhido, comprometem uma boa parte do orçamento. Se seu orçamento estiver muito apertado, não dê lembrancinhas, mas se você fizer muita questão o ideal é dar lembrancinha realmente úteis.

Quantos cordões que piscam você já guardou de uma festa que você foi? Brindes de pista, lembrança de qualquer natureza com foto dos noivos, são lembranças que se não forem jogadas fora, vão ser colocadas num canto e esquecidas . Na hora da festa, todos vão brigar por elas, mas depois pouquíssimos vão se importar.

Já as lembranças comestíveis, são as que eu mais apoio. Bem casados, amêndoas, trufinhas e afins são sempre deliciosos e podem ir embalados em saquinhos super estilosos ou então em caixas que podem virar porta jóias depois. As caixinhas também podem ser dadas vazias para os convidados levarem doces para casa e comerem no dia seguinte. Canecas, copos e bolsas personalizadas também são lembranças lindas e super úteis.

Porta celular
Foto: Patrícia Figueira


Amêndoas
Foto: Patrícia Figueira

Caixas para os convidados levarem os doces by Lily Gift
Foto: Patrícia Figueira



Pesquisar é o recomendado. Pesquise, avalie a qualidade, o seu perfil e o do noivo, o perfil dos seus convidados e com certeza você irá encontrar a lembrancinha ideal para o seu casamento. Mas lembre-se lembrancinha d+ é ruim. Uma lembrancinha eu acho o ideal.
Kisses.



sábado, 23 de janeiro de 2010

Quanto custa um mini casamento? Beleza

Nada mais óbvio do que uma noiva querer estar linda no dia do seu casamento, mas vamos combinar que não é o momento ideal para você experimentar novos tratamentos de beleza e muito menos seguir tendências. Lembrando que tendências em geral tem um alto custo e nem sempre combinam com você.

Se você for pintar o cabelo, faça uns 2, 3 meses antes para dar tempo de consertar caso alguma coisa não fique como o esperado. E se for fazer algum tratamento químico, não inove!!! Faça o de costume com a pessoa de sempre.

A pele tem que estar linda no dia, então se você tem problemas com acnes, manchas ou qualquer outro problema, o indicado é procurar um dermatologista com 1 ano de antecedência, pois dependendo do tratamento, o tempo para cuidado é longo. Os dentes também merecem atenção especial, procure o seu dentista pra estar com o sorriso perfeito.

O objetivo aqui é economizar, então faça as unhas no dia anterior sem falar que é unha de noiva. Falou que é pra noiva, o preço dá um salto! Assim como as unhas, faça sobrancelha, depilação e tudo mais antes e sem pacotes fechados.

A maquiagem e o penteado não tem como fugir, certo? Mas assim como a fotografia, o preço não vai cair pela metade por que o seu número de convidados é a metade. Existem muitos bons maquiadores e cabeleireiros que não são os mais conhecidos. Pesquise, procure indicações, teste e feche com o que você mais se identificar.

Então, não se deixe levar pelo pensamento "meu casamento é pequeno, então vou contratar só os melhores" por que no fim seu custo vai ser altíssimo. Se você faz um mini somente com o objetivo de reunir os mais íntimos, mas possui budget suficiente, você é uma sortuda! Mas se o orçamento está apertado, coloque na balança as suas prioridades e economize ao máximo!

* Essa é uma das noivas mais bonitas que eu já vi! E como sempre, Rejane Wolff talentosíssima.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Quanto custa um mini casamento? Fotografia

Sou apaixonada por fotografia e dá pra perceber pela lista de fotógrafos que eu tenho aqui no side bar do blog. No post anterior, eu falei de cerimônia, festa e decoração de um mini casamento. O post de hoje é sobre fotografia. Mini weddings são mais econômicos, mas não são em todos os itens em que se pode economizar.

A fotografia, por exemplo, é um serviço que tem um preço independentemente do número de convidados. Não é por que o seu número de convidados vai ser a metade, que o valor vai ser a metade, o que pode acontecer, dependendo do fotógrafo, é ele abrir mão do segundo fotógrafo (se seus convidados realmente forem poucos) e o valor cair um pouco, mas lembrando que sem um segundo fotógrafo, alguns ângulos e momentos podem ser perdidos, pode comprometer a cobertura do seu casamento.


Há quem reclame do valor dos fotógrafos, mas você quer um álbum lindo, não quer? Você quer uma lembrança eterna desse dia tão especial na sua vida, certo? Os fotógrafos investem muito dinheiro e tempo em cursos, equipamento, seguro do equipamento, tratamento de fotos, montagem do álbum, espaço em HD pra arquivar as imagens por 5 anos!!! Entre outras coisas que nós, meros mortais, nem imaginamos!

Página de um álbum por Pat Fig

Quando for pesquisar o item fotografia, não economize!!! Na minha opinião, é o serviço mais importante, por que toda a sua festa é para os convidados, mas a fotografia é para você e seu noivo guardarem pra sempre. O Rio de Janeiro é cheio de bons fotógrafos, basta pesquisar o fotógrafo que você mais se identifica e se preparar para ter boas recordações do dia mais especial da sua vida.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Quanto custa um mini casamento? Cerimônia + festa + decoração

Mini casamento ou mini wedding, é uma festa para poucos e queridos, disso todo mundo já sabe. O que não é tão comum saber são os custos de se ter uma festa como essa. Muitas noivas confundem mini casamento com gastos proporcionais. Devido a uma dica da fotógrafa Marina Lomar, vou criar uma série de posts sobre o assunto, focando nas noivas com o budget apertado como os meus olhos, rs.
A começar pelo assunto: Local da cerimônia + festa + decoração

Se a idéia e reduzir os custos ao máximo, opte por fazer cerimônia e festa no mesmo local. Procure um local bonito naturalmente, o que irá exigir um pouco menos de itens para a decoração. Restaurantes, pequenas casas de festas, o play do prédio, a casa de um amigo, ... São inúmeras as opções. Se você é uma noiva que não abre mão de se casar na igreja, procure uma capela ou igreja com salão anexo. Não se esqueça de que o valor é calculado em cima do número de pessoas que você irá convidar, logo, quanto menos pessoas, mais barato.(Recepções em casa podem sair mais caras do que o esperado por ser necessário uma infra-estrutura maior do que a de uma casa de festas, que já está acostumada com comemorações, então antes de decidir fazer em casa por conta do custo, faça uma planilha de prós e contras pois no final pode se tornar uma grande dor de cabeça.)

Capela do Clube Naval Piraquê, perfeita para um mini wedding.

Se a opção for fazer a festa pela manhã, os custos com iluminação serão bem menores. Festas à noite gastam mais com iluminação e velas. Caso você vá casar a noite e faz questão das velas, escolha colocá-las em recipientes de vidro com água e pétalas flutuando, o que dá um efeito bem bacana!

Foto: Martha Stewart Weddings

Os arranjos de mesa podem ser mais simples, gastando assim, menos com flores. As flores, por sua vez, podem ser margaridinhas, margaridas, crisântemos, girassóis, gladíolos, cravinas que são flores com o custo mais baixo, mas não deixam de ser lindas. Há também as flores da estação em que você irá se casar. Economize na decoração da igreja e invista na decoração da festa.

Foto: La Creme


No próximo post, outros itens desse dia tão especial!

Beijos.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Mais um mini!!!

Em breve eu vou postar algumas dicas para quem quer fazer um mini casamento, mas enquanto o post não vem, vou mostrar que não é preciso muita grana, mas sim muito amor. Casar no civil e receber os amigos e familiares próximos para um almoço, é uma opção barata e não menos bonita. Os noivos Andrezza e Eduardo se casaram no restaurante Santa Gula em São Paulo com a cerimônia civil seguida de almoço.

Olha que mesa mais linda:
Não esquecer dos detalhes que deixam o almoço com cara de casamento, é fundamental.
E o mais importante, um bom fotógrafo!
Fotos: Ale Borges

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A origem da tradição

O meu pai, historiador apaixonado, resolveu pesquisar pra mim a origem dos bouquets usados pelas noivas e o por quê de maio ser chamado "o mês das noivas". Ele me enviou um e-mail super sisudo, como eu já tinha dito aqui no meu twitter, eu dei uma reclamadinha básica aí ele colocou o texto bem mais informal. Vou parar de escrever pq o texto é um pouco extenso, mas SUPER interessante! Agora a gente já sabe a origem de algumas coisas, não vai mais fazer só por fazer ;)
Beijos.


O mês de maio está em volto com o glamour dos casamentos, época de sonhos, romance e muito amor. Por isso este mês é conhecido como o mês das noivas, as igrejas estão sempre lotadas nessa época, já que toda mulher apaixonada quer se casar nesse período específico, acreditando-se que é um tempo de boa sorte aos casais que se unem em maio. Mas de onde vem a crença que o mês de maio é o mês das noivas?


A cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga, nessa forma de ritual formal, com sacerdote, vestido especial para noiva, festa e tudo mais. Com o passar do tempo passou a ser tradição e perdura até os dias de hoje. Também foi lá que as primeiras uniões civis aconteceram e onde a mulher poderia se casar com a pessoa que escolhesse e por livre vontade.

Nos tempos medievais a higiene pessoal certamente não era prática comum, tanto que não se tem registro de utilização de papel higiênico ou escovas dentais ou ainda de sistema de esgoto o que fazia com que as excrescências humanas fossem despejadas pelas janelas. Nesse ambiente pobre de assepsia corporal, a história oral registra que as pessoas eram abanadas ou se abanavam para espantar o mau cheiro que exalavam em virtude da ausência de banhos principalmente nos rigorosos invernos europeus.


Encerrado o inverno ocorriam os banhos familiares que eram tomados numa única enorme tina, cheia de água quente, na qual o chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa. Depois, sem trocar a água, vinham os outros homens da casa, por ordem de idade, as mulheres também por idade, e por fim, as crianças. Os bebês eram os últimos a tomarem banho. Assim, tradicionalmente, as famílias escolhiam os meses de maio e junho para os casamentos de suas filhas aproveitando os efeitos assépticos do “banho” porque o cheiro das pessoas ainda estava suportável nesses meses. No caso específico das noivas, o uso de buquês de flores junto ao corpo, era uma forma de tentar disfarçar o odor que vinha das partes íntimas.


Existe outra versão na qual o buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado sendo utilizada em sua confecção uma mistura de alho, ervas e grãos. Esperava-se que o alho afastasse maus espíritos e as ervas ou grãos garantissem uma união frutífera. Os buquês de violeta representavam a modéstia, os de hera representavam a fidelidade ao amado, as rosas vermelhas a paixão e o lírio representando a pureza. Para o casal que queria alegria e muitos filhos eram usados os buquês de flores de laranjeira. Eram confeccionados dois buquês: o primeiro, abençoado pelo sa cerdote deveria ser guardado pela noiva. O segundo, lançado em direção às mulheres solteiras. Aquela que conseguisse pegá-lo, seria a próxima a casar.


As flores hoje colocadas em todo o caminho percorrido da noiva até o noivo era um costume romano, já que eles em seu tempo lançavam, as pétalas de flores no trajeto da noiva para que a união fosse de muita sorte e de muito carinho de um com o outro. Na antiga Polônia, acreditava-se que, colocando açúcar no buquê da noiva, seu temperamento se manteria “doce” ao longo do casamento. Antigamente havia o hábito de guardar o buquê sob uma redoma de vidro, exposto sobre algum móvel na sala ou na cômoda do quarto.


Na Igreja católica o mês de maio é um mês de comemoração à pessoa da mãe de Jesus, e segundo eles é por isso que maio é atribuído ao mês das noivas.



Referências:

Casamento e cia

E-family Net

Mulher - Terra

Mix Point

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa

Meninas, na minha opinião a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa é o lugar mais phyno do Rio de Janeiro para mini casamentos ou pequenas comemorações em geral. Não é tão caro quanto parece e é lindo de viver! Abaixo eu selecionei algumas fotos do próprio site (que tem muitas informações sobre cada espaço) e escrevi a capacidade de pessoas de cada um! Se alguém se casar lá, pode me avisar?

Beijos!


Hall

Capacidade máxima para jantar: não realiza jantares

Capacidade máxima para cocktail: 80 pessoas

Bistrô

Capacidade máxima para jantar: 25
pessoas
Capacidade máxima para cocktail: 30 pessoas

Espaço VIP
Capacidade máxima para jantar: 24 pessoas
Capacidade máxima para cocktail: 35 pessoas

Jardim de Inverno

Capacidade máxima para jantar:
30 pessoas
Capacidade máxima para cocktail: 30 pessoas

Salão D'or

Capacidade máxima para jantar:
40 pessoas
Capacidade máxima para cocktail: 80 pessoas

Salão Nobre

Capacidade máxima para jantar:
60 pessoas
Capacidade máxima para cocktail: 80 pessoas

Pérgula Lounge
Capacidade máxima para jantar: 100 pessoas
Capacidade máxima para cocktail: 150 pessoas

Blason
Capacidade máxima para jantar: 55 pessoas
Capacidade máxima para cocktail: 80 pessoas

J Club
Capacidade máxima para jantar: 80 pessoas
Capacidade máxima para cocktail: 150 pessoas

Related Posts with Thumbnails