Graffiti Proposal from PR!MO on Vimeo.
sábado, 28 de agosto de 2010
Eu quero pra mim. tipo, agora!
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Friday Cooking: Calda de Chocolate
- 1 xícara de água
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 xícara de leite
- 4 colheres de chocolate em pó
Da série, porque eu adoro fotografia
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Tá vendo como tem que ter vídeo de casamento?
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Tietando a minha fotógrafa
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
A Banalização do Clique
Eu estou com esse tema na minha cabeça faz tempo. Tenho conversado sobre isso com algumas pessoas e achei que seria interessante dividir minha opinião. E vai ser longo.
Imagem: Renata Xavier
Todo mundo aqui sabe que eu adoro fotografia. E que pra mim (depois do noivo, claro), é o item mais importante do casamento. A primeira coisa que eu decidi era quem seria minha fotógrafa. Eu escolhi a data e ainda bem ela ainda estava com a data livre. Mas caso não tivesse, eu com certeza mudaria o dia do meu casamento por conta dela. Eu já falei sobre a Renata Xavier aqui, e esse post não é sobre isso.
Se vocês ainda não leram esse post da Marina Lomar, que é sobre o preço da fotografia, corram lá pra ler. Eu concordo com tudo que ela disse e eu dou muito valor à fotografia. Quando bem feita, é obra de arte. Emociona, traz à tona sentimentos, saudades, lembranças. Num resumo bem resumo sobre o post da Marina, o que ela disse é que a fotografia tem um preço, que muita gente não vê. Não se pode pensar: “um dia de fotografia, 5 mil reais? Que absurdo!
Agora analisa comigo: geralmente são dois fotógrafos e muitas vezes um assistente. Mais equipamento, depreciação, cursos, atualizações, congressos, palestras, marketing e horas e horas tratando cada fotografia tirada. Porque se você quer um bom profissional ele vai tratar as fotos uma a uma, e normalmente isso demora entre 15 e 30 minutos cada foto. O tratamento é como se fosse a assinatura do fotógrafo, se você quer ter fotos “aponta e clica”, pede pro seu primo, pô!
Ainda tem a diagramação do álbum, back-up dos arquivos por pelo menos 5 anos e mais um monte de coisinhas. Então vamos combinar, 5 mil reais é mesmo assim tão caro??? Desculpe, eu não acho. Mas eu estou falando aqui de bons fotógrafos, que tratam fotografia como arte. Mas esse post também não é pra falar disso. Eu quero falar sobre a banalização do clique.
Fotografia banalizou geral, afinal, quer coisa mais fácil do que fazer hoje do que foto? É foto pelo celular, pelo iphone, pela webcam. Comprar câmera semi-profissional o preço está mais acessível e tal mas eu não estou falando de fazer foto. Estou falando de fotografia profissional. Quantas fotos um fotógrafo faz num casamento? Eu diria que geralmente varia de 2000 a 6000 cliques. Pro álbum vão de 60 a 100 fotos. O Brasil é o único lugar que eu conheço em que a maioria dos fotógrafos entrega todos (ou quase) negativos digitais. Por que senão o fizerem perdem o cliente.
Antigamente, na época dos filmes (oi, alguém aí ainda lembra disso?), os fotógrafos jamais entregavam os negativos. Você escolhia as fotos para o album e pronto. Ou comprava mais fotos individuais. Eu acho muito bom ter fotos em DVD, para tirar cópias, dar para a família, amigos, colocar no porta-retrato, mas porquê você vai querer um dvd com todas as fotos?
Não é questão de quantidade, mas de qualidade. Agora me diz, que diacho eu vou fazer com todas as fotos do meu casamento? Sério! Vamos combinar que eu não preciso de 10 fotos com o mesmo enquadramento, ângulo, luz e pose. Eu quero qualidade e não quantidade. Eu prefiro ter 200 das melhores fotos, daquelas que cada vez que eu vê-las vou me emocionar, do que 8000 fotos num DVD. Quantas vezes você vai ver essas fotos? Você vai imprimir todas elas? Então pague o preço. Pague por elas. Isso é o trabalho do fotógrafo.
Se vc acha caro pagar por um DVD com todos os negativos pra vc poder imprimir as fotos quando quiser, lembre-se que pelo menos isso é possível. Se o fotógrafo entrega tudo e é uma escolha dele, não reclame se ele te cobrar por isso e você achar caro. Isso custa caro em qualquer lugar do mundo. Pergunta se sua avó tem os negativos do casamento dela? Só não ache que o fotógrafo tem obrigação de te dar. Depende da cabeça do fotógrafo. Se ele quiser te entregar sem cobrar, como acontece muitas vezes no Brasil, tudo bem. Mas se ele quiser cobrar, entenda: é o trabalho dele.
Então que tal priorizar o que fica, como foto e vídeo e pagar mais por bons profissionais, do que gastar uma fortuna em itens como docinhos, bem casados, lembrancinhas e afins. Não que eu não goste, muito pelo contrário, eu amo, adoro e sou mega formiguinha, mas como assim dar valor ao paladar de um dia e não entender o valor de uma lembrança concretizada pra sempre, que é a fotografia?
Pensem Nisso
Bjs, Aline
Imagem: Junia Lane
Imagem: Marina Lomar
domingo, 15 de agosto de 2010
sábado, 14 de agosto de 2010
Detalhes de um casamento em Petrópolis
Oooiiin
Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
É a Glauce!!!
E aí que depois eu vi umas fotos no blog do Anderson Marcello, adorei e postei aqui no blog. No meio dos comentários, apareceu a Glauce e comentou dizendo que a noiva era ela! Que máximo! Eu adorei saber que aquela era a Glauce com quem eu tinha falado no comecinho do ano. E como eu já coloquei as fotos do casamento dela antes, agora algumas fotos dos detalhes:
Fotos: Anderson Marcello
Noiva modelo e fotógrafa debutante
*
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Beloved Session
Eu aconselho todas vocês a fazerem uma, porque a gente terminou o domingo muito mais apaixonado do que a gente já é (se é que isso é possível).
Ela acabou de mandar uma palhinha pra mim e eu vim correndo mostrar pra vocês. Eu prometo que coloco mais, assim que receber!
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Sem sousplat!
Em uma das muitas conversas que eu tive com a Aline (colaboradora aqui do blog), ela deu a idéia de já deixar o prato na mesa. Adorei! Fui pesquisar e achei inspirações ótimas. Dêem uma olhadinha e me digam o que acharam:


Fotos: Martha Diva Stewart e as outras fontes eu infelizmente não lembro maisi. Se alguém souber, me avisa que eu coloco os créditos.
Feliz Aniversário, Marina!
domingo, 8 de agosto de 2010
Casem de dia!
Para ver mais fotos desse casamento, vai lá no blog do Anderson Marcello.