sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Friday Cooking: Calda de Chocolate

Novidades no Friday Cooking!!!
A Aline às vezes não consegue fazer as receitas pra colocar aqui no blog (por isso a ausência), então a minha madrinha-linda-querida-fofa-cozinheira-bióloga-nerd-que eu amo-amiga de infância Flávia que é uma super curiosa na cozinha, resolveu ajudar por aqui para as meninas não ficarem sem o FC por muito tempo. Então, toda vez que a Aline não puder, entra um post dela =] Ela ficou com vergonha de fazer o post então eu mesma faço e no próximo, ela faz!!!

Mas vamos ao que interessa. Ela ensinou uma calda de chocolate suuuuper simples e tentadora! A receita, comentários e texto abaixo, são todos dela =]

Você vai precisar de:
  • 1 xícara de água
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 xícara de leite
  • 4 colheres de chocolate em pó

Obs¹.: Nunca sigo as medidas e vou no tato, então, se ficar muito mole, coloca mais açúcar, se ficar claro, mais chocolate, se ficar grosso, água, mas leite já acho o bastante, é bom pôr pouco.

Obs².: É a calda mais básica e barata que se pode fazer. Preferi não colocar margarina, então essa calda endurece com o tempo e não fica boa se guardar. Tem que comer na hora =P

Como fazer:
A idéia é fazer tipo um caramelo de chocolate. Então começa com a água e o açúcar na panela em fogo baixo, até que fique em uma consistência mais grossinha. Isso vai demorar um pouco, porque tem que usar fogo baixo o tempo inteiro para não queimar no fundo e ficar líquida em cima.

Antes de ficar muito grosso, coloque o leite e o chocolate e fica mexendo sempre. Aí sim espera até ficar com consistência de calda (ou um pouco antes, porque quando esfria, já engrossa mais um pouco). Pronto!!!

O que fazer com ela:
O mais legal é colocar ela bem quente em cima do sorvete, que fica uma indecência de bom! No caso, eu piorei a situação e, além do sorvete de flocos, pus morango e banana. Espiem só:
IMG_0050
Foto: Flavia :)

Agora sou eu, Thienny, de novo (calma, eu não sou bipolar). Minha madrinha não é fofa??? Ai AMOOO de paixão! Coloquei a foto pra dar água na boca mesmo. Outra coisa que deve ficar ótima também é essa caldas nos pancakes que a Aline já ensinou aqui. Por favor meninas, façam, acabem com essa dieta DJÁ e me contem como que ficou, que coisinhas vocês inventaram em casa e tals. Tô curiosa!!!

Beijos,
Thienny

2 comentários:

Flávia Santoro disse...

sim! fiz agora na pressa em fogo médio e deu certo também!! =]

querida, eu já disse que adoro seus mimos, não disse? rs
amo você.

Vanessa Mendes disse...

Oba! Adorei a volta...senti falta, afinal, tenho um marido pra alimentar...hihihi

Related Posts with Thumbnails