segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Banalização do Clique

Eu estou com esse tema na minha cabeça faz tempo. Tenho conversado sobre isso com algumas pessoas e achei que seria interessante dividir minha opinião. E vai ser longo.

renata_xavier_2

Imagem: Renata Xavier

Todo mundo aqui sabe que eu adoro fotografia. E que pra mim (depois do noivo, claro), é o item mais importante do casamento. A primeira coisa que eu decidi era quem seria minha fotógrafa. Eu escolhi a data e ainda bem ela ainda estava com a data livre. Mas caso não tivesse, eu com certeza mudaria o dia do meu casamento por conta dela. Eu já falei sobre a Renata Xavier aqui, e esse post não é sobre isso.

Se vocês ainda não leram esse post da Marina Lomar, que é sobre o preço da fotografia, corram lá pra ler. Eu concordo com tudo que ela disse e eu dou muito valor à fotografia. Quando bem feita, é obra de arte. Emociona, traz à tona sentimentos, saudades, lembranças. Num resumo bem resumo sobre o post da Marina, o que ela disse é que a fotografia tem um preço, que muita gente não vê. Não se pode pensar: “um dia de fotografia, 5 mil reais? Que absurdo!

Agora analisa comigo: geralmente são dois fotógrafos e muitas vezes um assistente. Mais equipamento, depreciação, cursos, atualizações, congressos, palestras, marketing e horas e horas tratando cada fotografia tirada. Porque se você quer um bom profissional ele vai tratar as fotos uma a uma, e normalmente isso demora entre 15 e 30 minutos cada foto. O tratamento é como se fosse a assinatura do fotógrafo, se você quer ter fotos “aponta e clica”, pede pro seu primo, pô!

Ainda tem a diagramação do álbum, back-up dos arquivos por pelo menos 5 anos e mais um monte de coisinhas. Então vamos combinar, 5 mil reais é mesmo assim tão caro??? Desculpe, eu não acho. Mas eu estou falando aqui de bons fotógrafos, que tratam fotografia como arte. Mas esse post também não é pra falar disso. Eu quero falar sobre a banalização do clique.

Fotografia banalizou geral, afinal, quer coisa mais fácil do que fazer hoje do que foto? É foto pelo celular, pelo iphone, pela webcam. Comprar câmera semi-profissional o preço está mais acessível e tal mas eu não estou falando de fazer foto. Estou falando de fotografia profissional. Quantas fotos um fotógrafo faz num casamento? Eu diria que geralmente varia de 2000 a 6000 cliques. Pro álbum vão de 60 a 100 fotos. O Brasil é o único lugar que eu conheço em que a maioria dos fotógrafos entrega todos (ou quase) negativos digitais. Por que senão o fizerem perdem o cliente.

Antigamente, na época dos filmes (oi, alguém aí ainda lembra disso?), os fotógrafos jamais entregavam os negativos. Você escolhia as fotos para o album e pronto. Ou comprava mais fotos individuais. Eu acho muito bom ter fotos em DVD, para tirar cópias, dar para a família, amigos, colocar no porta-retrato, mas porquê você vai querer um dvd com todas as fotos?

Não é questão de quantidade, mas de qualidade. Agora me diz, que diacho eu vou fazer com todas as fotos do meu casamento? Sério! Vamos combinar que eu não preciso de 10 fotos com o mesmo enquadramento, ângulo, luz e pose. Eu quero qualidade e não quantidade. Eu prefiro ter 200 das melhores fotos, daquelas que cada vez que eu vê-las vou me emocionar, do que 8000 fotos num DVD. Quantas vezes você vai ver essas fotos? Você vai imprimir todas elas? Então pague o preço. Pague por elas. Isso é o trabalho do fotógrafo.

Se vc acha caro pagar por um DVD com todos os negativos pra vc poder imprimir as fotos quando quiser, lembre-se que pelo menos isso é possível. Se o fotógrafo entrega tudo e é uma escolha dele, não reclame se ele te cobrar por isso e você achar caro. Isso custa caro em qualquer lugar do mundo. Pergunta se sua avó tem os negativos do casamento dela? Só não ache que o fotógrafo tem obrigação de te dar. Depende da cabeça do fotógrafo. Se ele quiser te entregar sem cobrar, como acontece muitas vezes no Brasil, tudo bem. Mas se ele quiser cobrar, entenda: é o trabalho dele.

O que não se pode esquecer é que antes de mais nada, casamento não é a festa, não é a cerimônia. Casamento é união, respeito, rotina, cumplicidade, amor. Em inglês, por exemplo, há duas palavras: wedding e marriage. Aonde o primeiro é a celebração do segundo. Wedding é a cerimônia, a festa. Marriage é a união, o amor. Casamento não tem que ser pros outros. Mas para vocês dois.

Então que tal priorizar o que fica, como foto e vídeo e pagar mais por bons profissionais, do que gastar uma fortuna em itens como docinhos, bem casados, lembrancinhas e afins. Não que eu não goste, muito pelo contrário, eu amo, adoro e sou mega formiguinha, mas como assim dar valor ao paladar de um dia e não entender o valor de uma lembrança concretizada pra sempre, que é a fotografia?

Pensem Nisso

Bjs, Aline

4134717556_81bd5325bd_o

Imagem: Junia Lane

blogcamilajr-11blog-600x398

Imagem: Marina Lomar

33 comentários:

Carlos Leandro disse...

Adorei !!! É um desabafo importante... Tenho um armário cheio de HDs com todos os casamentos que já fiz ! Se um dia noivos perderem TUDO,eu NÃO posso perder !

Eu sempre digo aos noivos pensarem que os 5 mil pagos em 20 anos não são nada perto da recordação que terão !

Há um tempo atrás fiz um 90 anos de uma senhora que as filhas a homenagearam com fotos em um mural, desde que ela tinha 8 anos... TUDO MESMO, era um mural gigante. A Senhora encostou no mural, começou a pensar, ficou hipinotizada e chorou... "Como é bom ter recordações de momentos tão importantes da minha vida" disse ela.

Fiz a foto dela encostada nesse mural e na hora pensei no meu trabalho...

Parabéns pelo post !

bjs !

MissCheffie disse...

Carlos eu fiz a mesma coisa no aniversário de 60 anos da minha mãe. Foram quase 500 fotos. Foi um tempão procurando fotos, pedindo pros amigos, digitalizando muitas. Depois formatamos e fizemos um poster de
1m x 1m. Demos pra ela durante a festa também!
O máximo, né?
Aline

Ju disse...

Outra coisa também, é que com a fotografia digital tem muita gente achando que é fácil fotografar... basta ter uma camera boa, fazer uns cursinhos de photoshop e pronto... ta feito. Só que não é asssim... e acho que issso acaba desvalorizando o trabalho de um bom fotógrafo...

beijocas, ju

Fernanda Moniz disse...

Menina,
Ainda não tinha pensado nesse seu ponto de vista.
Vou refletir mais nisso!!!
Beijos
Ótima semana!

Vinícius Martins disse...

Uma noiva expressando esse ponto de vista é motivador para nós uma vez que sabemos que tem pessoas que dão e entendem o valor deste trabalho.

Obrigado por compartilhar isso!

Beijos!

AdrianoDiogo disse...

Parabéns por expressar sua opinião.Precisamos mais que nunca trazer informação para as noivas e pessoas em geral, pois só sabendo um pouco do assunto eles conseguirão diferenciar os profissionais de verdade.

Abs e felicidades.

Vanessa Mendes disse...

Oie,
Eu concordo com voce em algumas partes, mas o que me deixa realmente triste é ver alguns profissionais se aproveitarem do sonho e superinflacionar o orçamento, colocando algo além da realidade, geralmente pq clicaram o casamento de alguma celebridade ou estão em alta. Eu mesmma infelizmente presenciei isso e foi muito triste perceber a manobra. Sei que muitos não são assim, e que ao precificar o trabalho, estão geralmente recebendo até menos por tooodo o trabalho que eles tem (como vc citou).
Realmente o trabalho de um bom fotografo e de todo sua equipe deve e tem que ser valorizado, mas a soberba de alguns me deixa passada...
Por isso é que bom ter indicações né?

Um bj
Vanessa

Paula Guimarães disse...

Sou suspeita para falar, mas eu adoro as fotografias da Renata Xavier.
Em questões de preço, acho que o trabalho vale a pena.
E se eu tivesse condições não acharia caro.
Mas 5 mil reais é o valor de um salão.
Dói um pouquinho pensar em pagar isto tudo só num fotógrafo.
Mas valer a pena.. vale muiito!!
Amei seu blog e a partir de hoje sou sua seguidora!

Depois passa no meu também.. tô começando agora!!

Beijinhos

Marina Lomar disse...

Só posso dizer: UAU!
Todo fotógrafo precisa ler isso! E todo cliente que quer contratar um fotógrafo também!
Bjs!

Anderson Marcello disse...

Arrasou no post, falou tudo e do jeitinho perfeito...
Eu como fotografo fico muito triste quando uma noiva não enxerga o valor do nosso trabalho... Mas quando leio um post desse fico tão feliz em saber que ainda existem noivas amantes da fotografia como arte... :)

Anônimo disse...

Aline, existe eu acho sempre de uma forma, a banalização nas profissões, como no meu caso- decoração- todo mundo se acha o decorador, q é fácil escolher uma cor, harmonizar ambientes e etc e etc etc...e não é BEM ASSIM...daí é q acontecem os erros dos sem formação, como escrevi num post agora, intitulam uma decoração quando em NADA ele tem de um estilo, mas a chamam pq o nome é bonito eé bonito q tal decoração é de tal estilo...nos dão vergonha, pq mesmo um cliente q não seja da área de decoração, mas entende de estilos, vê aquilo escrito numa foto e vai rir e pensar: que profissional é esse.
Cada profissional estipula o seu valor pelo seu knowhow e alguns clientes não entendem isso e nos chamam de caros, é a velha desculpa p quem cobra aquilo que vale! Existe um texto da Márcia Charnizon tb fotógrafa q nunca esqueci e levo isso como aprendizado tb, sobre o homem q consertava piano...ele foi consertou o piano de um homem em 1 hora somente, o homem reclamou, tipo: como vc me cobra esse valor, para vir aqui e "consertar" o piano em somente 1 hora. O técnico do piano respondeu: justamente para consertar seu piano em APENAS 1 hora, eu viajei, estudei, me aprimorei, investi em estudos, para JUSTAMENTE conseguir consertar ele em somente 1 hora...
;-)

beijos

Janete

erika verginelli | photography disse...

Juro, que lindo! Como é bonito ver um cliente ter essa consciência. Vc é sem dúvida a maior defensora de nós fotógrafos que eu já vi na vidaaaa! Palmas pra vc! Disse tudo ;-)

MissCheffie disse...

Gente, obrigada pelos comentários. Eu só espero que as noivas entendam um pouco mais o porque a boa fotografia não custa 1000 reais. E o porque nem todo fotógrafo dá todos os negativos digitais em dvd

Eu entendo que nem todo mundo tem a condição de pagar 5mil ou mais em fotografia ou qualquer outro item. Mas o que me irrita é ver gente gastando mais da metade do orçamento em lembrancinha e não ter pensando ainda na fotografia/ vídeo, que é o que na verdade fica de lembrança.

Mas novamente, é a minha opinião. Eu sei que nem todo mundo dá o valor q eu dou à imagem!

Beijos, Aline

Gisela Salles disse...

Perfeito seu texto,deu até vontade de levá-lo para meu blog,só para que muito mas muito mais pessoas tenham essa visão fotográfica.
Parabéns

MissCheffie disse...

Gisela, pode levar. Eu acho que quanto mais divulgação este texto tiver, melhor!
Bjs

AYRTON360 disse...

Muito legal !!!
Aproveitei e depois de ler seu psot, ainda fui no site da MARINA LOMAR e comentei por lá tbm
Obrigado por compartilhar
abçsssss
AYRTON

Thienny Tamis disse...

Gente, MUITO obrigada por todos os comentários, é bom saber que escrevemos tudo direitinho e que vocês concordam.

Eu mesma já torci o nariz pra fotógrafo que não entregava todas as fotos batidas. Mas aprendi muita coisa no twitter, escrevendo e lendo blogs e entendendo o valor real da fotografia. Como disse a Érika aí em cima, sou SUPER defensora dos fotógrafos! Eu poderia não ter nada de extra na festa só para ter um ótimo fotógrafo.

Beijos!

Biessa disse...

Arrasou.

Hoje em dia qualquer um acha que pode pegar uma camera melhorzinha e dizer-se fotógrafo. A gente sabe que não é assim! Já tive orçamento de 600 reais para foto e album. Qual o tratamento que esse cara vai dar pras minhas fotos? Zero né?

Beijos

Anônimo disse...

Você é a noiva que todo fotógrafo pediu a Deus! Parabéns e obrigada!

Anônimo disse...

Aline acompanho o blog de vcs já algum tempo, e sempre indico para minhas noivinhas.
E este post me deixou muito feliz... Vc disse tudo e mais um pouco.
Inteligente e delicada ao mesmo tempo.
Queria colocar este seu post e os créditos em meu blog.
Será que vc autoriza?
Antes eu tinha um espaço para divulgação de links, mas no atual layout eu não tenho mais.
Assim divulgaria seu blog que é tão gostoso de visitar.
Posso?
Beijinhos para vc e Thienny
Sandra Rocha
Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii !!!!!

Anônimo disse...

Lembrei de um fato para ilustrar este post.
Uma noiva me procurou e fez um orçamento, e durante a conversa ela me colocou a questão do preço, achando caro e não entendendo o pq do custo.
Mesmo depois de muito explicar com delicadeza ela continuou com seus argumentos, dizia que hj fotografar é muito fácil.
Ela me liga dias depois e diz que não iria precisar de meus serviços que decidiu comprar várias câmeras fotográficas e dar para seus convidados e amigos, para que eles registrassem toda a cerimônia.
Ela disse que seria original, e teria uma visão mais realista e mais emocional.
Bem, eu tentei-lhe dar alguns conselhos já que ela tinha tomado esta decisão, e prevenir de futuros desapontamentos.
Mas o conselho não foi ouvido.
Depois de 3 meses, ela novamente me procurou e me pediu para que eu montasse o álbum com as fotos que ela arquivou de todas as câmeras.
Não faço este tipo de serviço, trabalhar fotos de outros não é muito ético, mas ela insistiu até mesmo desesperada.
Eu a recebi sem compromisso para ver se poderia ajudar.
Resumo, não tinha fotos da Igreja, pq os convidados não podem ir ao altar fotografar, só algumas desfocadas ou de muito longe com muitas cabecinhas em primeiro plano.
Da recepção, só fotos mais de grupos bem animados, e poucas dos noivos e família.
Imagina a decepção dessa noiva.
Ela disse que tinha conversado com todos e orientado como ela queria as fotos.
Imagina ela pedir aos convidados para ser o fotógrafo de seu casamento? Loucura mesmo, rs
Resumo: não tive nenhuma condição de montar seu álbum, mas a orientei para fazer um fotolivro.
Fiquei com muita pena, mas.
5000 mil reais em câmeras fotográficas e nenhuma foto realmente boa para guardar .
Não é o equipamento que faz um bom fotógrafo, não é mesmo?
Bjsss
Sandra.

Ana Telma disse...

Oi Aline!

Cara, muito bom esse seu post... Dá vontade não só de colocar no blog como de mandar um carro de som berrar isso tudo aos 4 ventos... rs
É triste demais verem as pessoas não entenderem ou não darem o real valor à fotografia.
Pra mim, dois comentários aqui ilustraram perfeitamente o seu post: o primeiro, do Carlos Leandro, e o último que li aqui, de autor anônimo. Um exemplo feliz e outro triste.
Infelizmente a gente não tem como fazer essas coisas entrarem na cabeça de outras pessoas... É só passando por isso que se entende.
Nós, como fotógrafos, sabemos o valor do nosso trabalho. SAbemos o quanto estudamos, nos dedicamos, nos preparamos. Às vezes estou desligada do mundo, ouvindo uma música e penso "Putz! Essa música vai ficar linda pra sessão de fulano!" É 100% do tempo se dedicando a fazer um trabalho melhor pros clientes...
Os clientes, por outro lado, não enxergam isso e a culpa disso não deixa de ser dos próprios fotógrafos! Uns por não saberem cobrar bem pr um trabalho bom, outros por não terem paciência de explicar isso tudo pros clientes, outros por não se dedicarem tanto e (justamente) cobrarem barato... Bom, sempre vai ter de tudo...
Mas muito obrigada pelo post! Muito legal!

Super beijos!

Ana

Sandrinha disse...

Olá!
Tbm acho super importante a escolha do fotógrafo.
Pois ele vai eternizar, cada momento deste dia, q não volta mais(só em nossas lembranças).
Ele tem q ter a sensibilidade, de captar cada instante vivido.E p/ isto, não basta ser fotógrafo,tem q ser um excelente profissional.
As vezes vale mto pagar bem e ter ótimos resultados, do q pagar baratinho e td ser + ou -.
Bjs!!

Fred disse...

Realmente excelente artigo... faço coro ao pessoal que diz que é ótimo uma noiva enxergar com clareza a importância do registro e entender que a foto, não é um mero arquivo que está num dvd.
Parabéns!

Marcelo Anjo disse...

Otimo post !

Realmente o valor de 5000 mil reais não é nada comparado ao valor das lembranças e das boas recordações que as fotografias irão lhe proporcionar por muito tempo.

Adorei o blog, e ja estou seguindo.

Bjos a todos !!

Ana Paula Batista disse...

Aline,
você é a noiva que todo fotógrafo pediu a Deus!!! rsrsrs
Fiquei muito feliz em ler esse texto partindo de alguém que é cliente, pois discutimos muito esses aspectos, mas entre nós fotógrafos. Tão bom ver quem valoriza o nosso trabalho e o enxerga como arte!
Beijão

Daniela Picoral disse...

Muito bacana ver alguém que valoriza nosso trabalho batalhando para que ele seja mais valorizado! E bela escolha a sua, a Renata é excelente!

Rejane Wolff disse...

Ótimo texto, querida.
Obrigada por nos entender e tentar fazer com que outros entendam. :)
beijos

Rejane Wolff disse...

Ótimo texto, querida.
Obrigada por nos entender e tentar fazer com que outros entendam. :)
beijos

Katia Avelino disse...

Parabéns! É isso,disse tudo!Sou sua fã!

Adriana Oliveira disse...

oi querida noivinha blogueira,

Sempre que a rotina permite eu leio o seu blog com prazer. Estou muito feliz com o seu post, pois só os fotógrafos sabem a dor e a alegria de serem fotógrafos. Parafraseei o Caetano Veloso, pois o poeta sabe resumir bem as coisas numa frase (além de tudo que foi dito, tem algumas coisinhas que nós nunca mencionamos e que fazem parte da nossa rotina. O fotógrafo se distancia da família pois os finais de semana nunca são deles, as noites são quase sempre mal dormidas. Sofremos com os problemas de saúde , pricipalmente de coluna e os decorrentes das muitas horas na frente do computador)Enfim, acho o preço final ainda barato , pois trabalhamos com algo muito subjetivo e precioso, as memórias das pessoas. Só não entendo as noivas discutirem tanto o preço pago, quando na verdade elas casam e depois não querem mais saber do álbum, muitas só vão pensar nele 1 ano depois de casadas....Este assunto já vale um novo post...rsrsrsrsrs

bjkas

Anônimo disse...

[url=http://surveys.questionpro.com/a/TakeSurvey?id=3440753][img]http://emeds.biz/pics/spymobile.png[/img][/url]
how can i read my text messages online tmobile http://surveys.questionpro.com/a/TakeSurvey?id=3440913 cell phone camera spy camera [url=http://archive.org/details/alarophes] reverse trace cell phone numbers[/url] monitor text messages sprint phone monitor app himym season 8 episode 10 cucirca
mamoleptino321 http://spymobileap9778.carbonmade.com/projects/4708511 http://spymobileun19mj.carbonmade.com/projects/4708453 http://www.world66.com/member/spymobile_xmdsa1ki/
miniature ip spy camera http://surveys.questionpro.com/a/TakeSurvey?id=3440903 free mobile spy software for blackberry [url=http://surveys.questionpro.com/a/TakeSurvey?id=3440901] watch season 7 episode 13 how i met your mother[/url] free cell phone spyware removal how to track a mobile number current location in india spy text message free online
http://surveys.questionpro.com/a/TakeSurvey?id=3440847 http://surveys.questionpro.com/a/TakeSurvey?id=3440913 http://surveys.questionpro.com/a/TakeSurvey?id=3441004
[url=http://www.blogger.com/comment.g?blogID=5270314278582390991&postID=8309609348798255506&page=1&token=1362834313550]spybubble pro version[/url]
http://www.blogger.com/comment.g?blogID=21350863&postID=114812142357535942&page=1&token=1363123802435 http://www.blogger.com/comment.g?blogID=2471106330551270121&postID=8634665705825514206&page=1&token=1363176911028 http://www.hotmixology.com/blog/recipes/sexy-arta-build-in-a-champagne-flute/#comment-65393 http://ysspmi.tmccsgytp.xpqgimn.qypvthu.loqu.forum.mythem.es/skcvz/adoptivo/ http://owffpowivk.oeap.kwcxswo.auxvczjlqq.mfxjvsv.forum.mythem.es/gijm/appellere/
himym season 7 episode 20 putlocker http://surveys.questionpro.com/a/TakeSurvey?id=3440995 laws against cell phone spying [url=http://www.world66.com/member/spymobile_bg4wm3fv/] watch himym season 7 episode 2 online free[/url] how can i check my childs text messages sprint how to spy on a phone call watch movie spy kids 4 megavideo

Anônimo disse...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ viagra acheter
http://commanderviagragenerique.net/ viagra generique
http://viagracomprargenericoespana.net/ viagra sin receta
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ viagra acquisto

Related Posts with Thumbnails